OFERTA | Em qualquer compra no site oferecemos um saco de amêndois torrados regionalmente confecionados!

Sobre Nós


O Museu da Batata Doce nasce em 2013 na Freguesia do Rogil, concelho de Aljezur, na região do Algarve. Esta pitoresca aldeia, situada junto à Costa mais cobiçada do país, encontra-se a uma curta distância de 2km de duas das praias mais deslumbrantes do sudoeste português.

O Museu da Batata Doce surge da necessidade de responder á escassez de recursos dos rogilenses. O negócio de família começou com a plantação de batata-doce da variedade Lira num pequeno espaço de terra da família usado para satisfazer as necessidades próprias. Esta produção rapidamente cresceu em abundância e tornou-se imperativo tomar decisões sobre o escoamento deste excesso. Nesta época, que nos remete a meados de 2000, a capacidade de subsistência dos rogilenses sofria de algumas privações e o Avô Chico decide começar a vender sacas daquela que estava prestes tornar-se a na mais conceituada batata-doce do País.

A versatilidade do produto rapidamente motivou a família Águas a expandir os campos de cultivo e começar a escoar produtos no percorrer do Sudoeste Algarvio e Alentejano.

Sabe-se que a Vila de Aljezur, já antes de ter sido tomada pelo Mestre D. Paio aos mouros em 1249, era conhecida como “A Terra da Batata-Doce”. Várias são as lendas em como eram cozinhadas poções mágicas cujo ingrediente principal era a batata-doce plantada em solo Aljezurense.

Sobre a reputação desta batata estão associados factos históricos e geográficos sobre anos de tradição e cultura, bem como dezenas de fábulas que conferem uma mística narrativa ao produto, no entanto, sabe-me indubitavelmente que existem determinados fatores responsáveis por conferir à batata-doce plantada no Concelho de Aljezur características únicas e notáveis. 

O desejo de fazer crescer o negócio materializa-se numa pequena Pastelaria onde se vendiam sacas da batata-doce Aljezurense e doces regionais cruzados com a inigualável batata produzida pelo Avô Chico.

A crescente procura pelos produtos dos locais e zonas vizinhas, tornou possível elevar o negócio a um Restaurante-Pastelaria onde impera, essencialmente, o princípio de comer bem com quem nos quer bem.

No Museu da Batata-Doce estão disponíveis para venda produtos biológicos derivados de batata-doce produzidos por produtores locais e outros produtos regionais também produzidos biologicamente em solo algarvio.

Neste Museu de nome, história e cultura, a palavra mãe é Batata-Doce.